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Foto do escritorLetícia Méo

A importância de treinarmos o sistema de atendimento ao consumidor para responder os questionamentos de sustentabilidade

(e de levarmos a sério as iniciativas sociais e ambientais)


Vejam como a comunicação de sustentabilidade para o consumidor final IMPORTA e deve ser eficaz e transparente.



Recentemente, publiquei uma grande dificuldade que eu e um amiga tivemos em conseguir encaminhar para reciclagem uma embalagem de ração da PremieRpet .



Na embalagem grande da ração Premier Nattu vem a indicação de que ela é composta por multimateriais - PET, PEBD e PEAD - e a empresa informa que possui logística reversa:






"A Premier Pet, consciente de seu papel socioambiental, disponibiliza postos de coleta de suas embalagens para que o descarte seja realizado de forma adequada, sem prejuízos ao meio ambiente. Entre em contato com o telefone ___ para informações sobre os pontos de coleta".




Ocorre que o SAC está despreparado para dizer onde ficam os pontos de coleta... Foram necessárias pelo menos cinco ligações para o SAC, uma ligação para outro local indicado pelo SAC (que não era um ponto de coleta), envio de email para a PREMIER pedindo informação, para que, por email, respondessem que ainda estavam verificando onde estavam os pontos de coleta, mas que eles poderiam gerar autorização de postagem pelos Correios sem custo...



Isso porque minha amiga foi muito cautelosa, dedicou tempo para caçar a informação e, mesmo assim, não foi bem atendida (isso já fere o princípio da acessibilidade, princípio básico do marketing verde). O que aconteceu? O mau atendimento gerou Desconfiança. Não sabemos se a logistica reversa realmente acontece, onde ela acontece, o que o consumidor faz com a bendita embalagem, o que a empresa faz ao receber a embalagem....



Entendem como comunicar adequadamente é importante? Entendem a importância de as áreas de marketing, design, embalagens, sustentabilidade e atendimento ao consumidor trabalharem de forma coesa e sendo conhecedoras das normas e técnicas globais de Marketing de Sustentabilidade e transparência?



Pode até ser que a empresa tenha sim uma logística reversa efetiva... Mas, ela perde o seu valor e submete a empresa a riscos jurídicos, por falha de comunicação...



Vocês já passaram por situação semelhante?



E você, empresa, está preparada para o boom de regulações Brasil e afora sobre #transparência socioambiental para o consumidor?





 

Letícia Caroline Méo é Consultora ESG, Consultora em Sustentabilidade, Advogada em Projetos Sociais e Ambientais, Palestrante (TEDx Speaker) e Professora. Especialista em Normas e Boas Práticas de Comunicação de Sustentabilidade e Transparência (anti greenwashing).


Mestre e Pós Graduada em Direito, também é autora do Livro Greenwashing e Direito do Consumidor: como prevenir ou reprimir o marketing ambiental ilícito.



Para trabalharmos juntos, entre em contato pelo email: leticia@leticiameo.com.br



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